Matérias e Notícias

Projeto Piloto - Gamificação da vida

O Projeto Piloto é um programa de reportagens audiovisuais vinculado ao Unicos (www.unicos.cc), portal dos Cursos de Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Nossas pautas são escolhidas levando em conta os interesses dos estudantes de Comunicação. Toda a produção dos vídeos é feita por estagiários da Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom), o que compreende a seleção de assuntos e suas abordagens, gravação de entrevistas, edição, publicação, entre outros.

Setores que combinam criatividade e diferenciação de produtos e serviços despontam pelo potencial de geração de valor, revigorando a velha matriz produtiva. Desvendar os mecanismos e as demandas da chamada economia criativa canaliza ações de governos e instituições. Atores de diversos segmentos dessa nova indústria demarcam seu lugar, acionam instrumentos próprios de negócios e podem reorientar o jeito de acessar crédito.

Radar - Série Games - Episódio #01

Reportagem especial sobre games do Programa Radar da TVE

Jornal do Comércio - O PIB da Criativiade

Folha de São Paulo - 'Jogo da Martinha' protesta contra a ausência de games no Vale-Cultura

"Jogos digitais também são parte de nossa cultura", diz frase no "Jogo da Martinha", criado pela Napalm Studio com apoio da Acigames (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games)

 

O Game é um protesto irônico contra a ausência dos jogos eletrônicos no Vale Culhtura, benefício de R$ 50 mensais destinado para trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos. O Vale pode ser usado para a compra de revistas, filmes, assinaturas de TV a cabo e fantasias de carnaval

 

Artigos Científicos, Cases

Inovamundi - ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE GAMES

Este resumo expandido apresenta como tema central os atores de uma categoria da indústria do setor de computação gráfica (games) no Rio Grande do Sul. Para Etzkovitz (2009) a indústria é o ator chave e locus de produção em uma economia baseada em conhecimento. Este trabalho aborda o problema da falta de uma perspectiva de boa gestão interna de empresas de pequeno porte no mercado regional frente ao atual cenário econômico.